terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Diferenças entre EJB, Tomcat e GlassFish







Tomcat


EJB (Enterprise JavaBeans) é uma especificação que faz parte da Java EE. É um componente executado em um servidor de aplicação, que simplifica o desenvolvimento de componentes distribuídos, transacionais e seguros.

Você deve pensar em usar EJB caso tenha necessidade, por exemplo, de separar as classes negócio em um servidor e a interface com o usuário em outro servidor.

Apesar da possibilidade de chamada de componentes remotos, você não precisa desse requisito para usar EJB. Com essa tecnologia, o controle de transação e a segurança de sua aplicação são simplificados também.

Tomcat é apenas um Servlet Container, ou seja, ele implementa as especificações de Servlets e JSP (que fazem parte do Java EE). Tomcat não implementa EJB.


GlassFish
JBoss AS e Glassfish implementam todas as especificações do Java EE (incluindo Servlets, JSP, EJB, etc). A diferença entre Glassfish e JBoss AS é simplesmente o fornecedor. Os dois fazem a mesma coisa, de formas diferentes. Teoricamente, uma aplicação desenvolvida e testada no JBoss AS, deve funcionar no Glassfish.

Não acredite em pessoas que falam que Tomcat não é bom para produção, se os argumentos não forem baseados em testes. Só porque ele não implementa todas as especificações, não quer dizer que ele é pior.

Se o que você precisa é colocar em produção um sistema web, feito em JSF e JPA, por exemplo, Tomcat é mais do que suficiente. 


A única semelhança entre Enterprise JavaBeans (EJB) e JavaBeans são os nomes, por isso, não devem ser comparados.

EJB é a especificação que faz parte da Java EE.


JavaBeans são classes Java criadas seguindo uma convenção: os objetos devem ser serializáveis, com um construtor padrão e deve possuir métodos getters e setters para acessar os atributos de instância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário